11 de dezembro de 2006

1 kg de sentimento não-perecível

Foto: Guimarães Rosa, O grande sertão: veredas (Estação da Luz) Definições pra cá Definições pra lá E eu que só queria um lugarzinho pra me encostar Desses aconchegantes, acolhedores Como abraço com cheiro de banho Me recolhe pra dentro De onde quer que seja E me conta de você Mesmo que não seja interessante Nem sempre podemos ser interessantes Na maior parte do tempo nos resumimos a um ser de saco-cheio, cansado, querendo explodir, ou querendo um lugar Pra se encostar... "O melhor está nas entrelinhas" Acredito nisso Engoli essas palavras e vomitei-as em forma de certeza Certeza de que é assim, é simples. Não precisa ser de outro jeito Mas as definições gritam! Definições inteligentes, profundas, retóricas A vida dispensa a metafísica? Mas se o amor fosse comparado a coisas desse mundo teimoso Trataria de definí-lo como algo bem pragmático, que é pra perder a graça E eu parar de querer definí-lo Logo eu, que sempre carrego grandes quantias Nunca me dão troco E eu saio só com o sorriso amarelo E com uma mão na frente, e a outra atrás. Essa bobagem não satisfaz Não falo de coisa muito séria, não Aquela coisa que põe aliança e apresenta para os tios Não. Apresenta para a alma, que já fica tudo bem. Procuro doçura nos potes de açúcar - adoçante não, obrigada. Com a acidez da vida a gente se entende Adoça daqui, adoça de lá E eu que só queria um lugarzinho pra me encostar.

Nenhum comentário: